Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de junho de 2009

MEIO AMBIENTE - PLANTE EM SEU QUINTAL...SEM GASTAR!


Quando se fala em reflorestamento é normal pensar no plantio de grandes áreas degradadas, com dispêndio de muito dinheiro para a reconstituição do cerrado, Mata Atlântica e outros biomas. No entanto, a melhoria da qualidade do ar que respiramos está ao alcance de cada um de nós.


Se você mora numa casa, com pequeno quintal ou conhece em seu bairro terrenos baldios degradados que necessitam de um visual novo como uma matinha especial a ser compartilhada por todos por que não juntar uma galera - especialmente crianças - e brincar. Pode, inclusive, otimizar a feira nossa de cada semana com a mistura de sementes de fruteiras e de verduras, porque não?


Existe uma técnica - BOLAS DE SEMENTES - de fácil manipulação e própria para a recuperação de terrenos degradados ou sem matinha. Quase não gera despesa e melhor, se faz de forma bastante lúdica. Portanto, mãos à obra. Segue a receita de como fazer as bolas de sementes e instruções de semeadura:


INGREDIENTES:

- 5 partes de terra argilosa peneirada (de preferência vermelha).

- 3 partes de composto (humus de minhoca, substrato ou esterco de gado).

- 1 parte de coquetel de sementes SECAS (procure incluir uma boa variedade,incluindo sementes de adubacão verde como feijao guandu, frutiferas, arbustos,legumes, etc.).

- 1 a 2 partes de água.


INSTRUCÕES:

1 - Adicionar o composto às sementes e misturar bem.

2 - Adicionar a terra às sementes + composto e misturar até que esteja homogêneo.

3 - Adicione a água passo-à-passo até que as bolas possam ser feitas, num diâmetro de até 3,0 cm (de preferência).

4 - Secar as bolas de sementes à sombra, entre 1 a 2 dias.

5 - Pronto! As bolas podem ser usadas imediatamente, ou armazenadas em local

seco para uso posterior.

6 - Para usar, simplesmente coloque ou jogue as bolas sobre a superfície, sem enterrá-las. Se possível escolha lugares onde a grama (quando houver) esteja bem baixa. Deixe-as sobre a terra até que a chuva as umedeca e inicieo processo...

7 - Com a chegada da chuva a cobertura de terra se desfaz e as sementes começam a germinar. O composto por sua vez fornece aquela carga extra de energia à semente recém-brotada, e parte ao solo que vai receber a nova vida.

BOA SORTE!

Um comentário:

  1. Oba...serei primeira comentarista? Marquinhos, parabéns pelo blog. Sinto falta realmente de um espaço para compartilhar de uma forma clara as questões que mais me afligem - a defesa do planeta é a primeira delas. Afinal o que estamos fazendo para dar conta do recado? Pouco ou quase nada. Eu, moradora do Park Way, depois de muita pesquisa encontrei uma cooperativa de reciclagem de lixo.. Separo tudo, enxáguo latas, plásticos, embalagens e seco bem antes de descartar. Nesta quinta-feira farão a primeira coleta aqui em casa - dá até emoção, afinal já são cinco sacos de lixo à espera...Como podemos produzir tanto resto? Como podemos mandar isso tudo para um lixão? Contaminar, destruir? Os patrulheiros de plantão, que promovem caça às bruxas pela mídia afora, esquecem da sujeira que fabricam. Os princípios se revelam nas pequenas atitudes do cotidiano. Vamos cuidar. A nossa casa merece!!!

    ResponderExcluir