
Este é um blog que trata de ecologia. Ecologia mental, social, individual e ambiental. Objetiva o entretenimento e a conscientização das pessoas para a mudança de postura e atitudes, individuais e/ou coletivas, pressuposto para um novo modelo de vida.
domingo, 28 de junho de 2009
MEIO AMBIENTE - HORTA VERTICAL PARA QUEM MORA EM APARTAMENTOS

MEIO AMBIENTE - CONVENÇÃO DA ONU SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Fonte: Greenpeace
Amigos(as), em dezembro líderanças mundiais e representantes de centenas de ONGs vão se reunir em Copenhage (Dinamarca) para debater as medidas já adotadas de redução dos efeitos do aquecimento global e a avaliação de novas providências. O encontro, patrocinado pela ONU, também servirá para a análise dos últimos relatórios científicos sobre a velocidade do aquecimento planetário.
Portanto, mantenham-se informados. Uma boa fonte é a página do Greenpeace. No link http://www.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/cop-15 vocês poderão encontrar tudo sobre o COP-15. O Greenpeace, nesta página, disponibiliza uma série de informações sobre a situação mundial e brasileira sobre o assunto e, também, dicas de como cada um pode fazer sua parte para garantir um planeta mais saudáveis às futuras gerações.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
INTERNACIONAL - PROTESTOS NO IRÃ SÃO REPRIMIDOS IRÃ E GOVERNO ACUSA A CIA DE INCITAR AS MANIFESTAÇÕES

terça-feira, 23 de junho de 2009
INTERNACIONAL - E CONTINUA TUDO IGUAL NO IRÃ...

MEIO AMBIENTE - PLANTE EM SEU QUINTAL...SEM GASTAR!

MEIO AMBIENTE - PLANETA SUSTENTÁVEL
segunda-feira, 22 de junho de 2009
MEIO AMBIENTE - ECOLOGIA INTEGRAL

As quatro interações existentes, a gravitacional, a eletromagnética e a nuclear fraca e forte, constituem os princípios diretores do universo, de todos os seres, também dos seres humanos.
Bibliografia mínima de orientação
MEIO AMBIENTE - ECOLOGIA MENTAL

Ecologia mental - A terceira, a ecologia mental, chamada também de ecologia profunda, sustenta que as causas do déficit da Terra não se encontram apenas no tipo de sociedade que atualmente temos. Mas também no tipo de mentalidade que vigora, cujas raízes alcançam épocas anteriores à nossa história moderna, incluindo a profundidade da vida psíquica humana consciente e inconsciente, pessoal e arquetípica.
Bibliografia mínima de orientação
MEIO AMBIENTE - ECOLOGIA SOCIAL

Foto: UOL
Ecologia social - A segunda, a ecologia social não quer apenas o meio ambiente. Quer o ambiente inteiro. Insere o ser humano e a sociedade dentro da natureza. Preocupa-se não apenas com o embelezamento da cidade, com melhores avenidas, com praças ou praias mais atrativas. Mas prioriza o saneamento básico, uma boa rede escolar e um serviço de saúde decente. A injustiça social significa uma violência contra o ser mais complexo e singular da criação que é o ser humano, homem e mulher. Ele é parte e parcela da natureza.
A ecologia social propugna por um desenvolvimento sustentável. É aquele em que se atende às carências básicas dos seres humanos hoje sem sacrificar o capital natural da Terra e se considera também as necessidades das gerações futuras que têm direito à sua satisfação e de herdarem uma Terra habitável com relações humanas minimamente justas.
Mas o tipo de sociedade construída nos últimos 400 anos impede que se realize um desenvolvimento sustentável. É energívora, montou um modelo de desenvolvimento que pratica sistematicamente a pilhagem dos recursos da Terra e explora a força de trabalho.
No imaginário dos pais fundadores da sociedade moderna, o desenvolvimento se movia dentro de dois infinitos: o infinito dos recursos naturais e o infinito do desenvolvimento rumo ao futuro.
Esta pressuposição se revelou ilusória. Os recursos não são infinitos. A maioria está se acabando, principalmente a água potável e os combustíveis fósseis. E o tipo de desenvolvimento linear e crescente para o futuro não é universalizável. Não é, portanto, infinito. Se as famílias chinesas quisessem ter os automóveis que as famílias americanas têm, a China viraria um imenso estacionamento. Não haveria combustível suficiente e ninguém se moveria.
Carecemos de uma sociedade sustentável que encontra para si o desenvolvimento viável para as necessidades de todos. O bem-estar não pode ser apenas social, mas tem de ser também sociocósmico. Ele tem que atender aos demais seres da natureza, como as águas, as plantas, os animais, os microorganismo, pois todos juntos constituem a comunidade planetária, na qual estamos inseridos, e sem os quais nós mesmos não viveríamos.
Bibliografia mínima
- Boff, L., Ecologia, mundialização, espiritualidade, Atica, S.Paulo 1996.
- Boff, L., Do iceberg à arca de Noé, Garamond, Rio de Janeiro 2002.
- Boff, L., Ecologia social em face da pobreza e da exclusão, em Etica da vida, Letraativa, Brasilia 2000, pp. 41-72.
- Minc, C., Como fazer movimento ecológico e defender a natureza e as liberdades, Vozes, Petrópolis 1987.
- Müller, R, O nascimento de uma civilização global, Aquariana, S.Paulo 1993.
- Vários. Nosso futuro comum. Comissão Mundial sobre o Meio Ambiene, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro 1988.
MEIO AMBIENTE - ECOLOGIA AMBIENTAL

Foto: Blog Pensando Verde
Ecologia ambiental - Esta primeira vertente se preocupa com o meio ambiente, para que não sofra excessiva desfiguração, com qualidade de vida e com a preservação das espécies em extinção. Ela vê a natureza fora do ser humano e da sociedade.
Procura tecnologias novas, menos poluentes, privilegiando soluções técnicas. Ela é importante porque procura corrigir os excessos da voracidade do projeto industrialista mundial, que implica sempre custos ecológicos altos. Se não cuidarmos do planeta como um todo, podemos submetê-lo a graves riscos de destruição de partes da biosfera e, no seu termo, inviabilizar a própria vida no planeta.
Bibliografia mínima de orientação
- Berry, T. O sonho da Terra, Vozes, Petrópolis 1991-
- Boff, L., Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres, Atica, S.Paulo 1995.
- Capra. F.,O ponto de mutação, Cultrix, S.Paulo 1991.
- Dajoz, R.,Ecologia gerl, Vozes, Petrópolis 1983.
- Lovelock,J.,Gaia, um novo olhar sobre a vida na Terra, Edições 70, Lisboa 1987.
- Varios, Cuidando do planeta Terra. Uma estratégia para o futuro da vida, publicação conjunta de UICN/ PNUMA/WWR, S.Paulo 1991.- Wilson, E., O futuro da vida, Campus, Rio de Janeiro 2001.
MEIO AMBIENTE - AS QUATRO ECOLOGIAS DEFINIDAS POR LEONARDO BOFF

Em sua página leonardoboff.com, o pensador define quatro vertentes do movimento ecológico. Sua objetividade e compreensão do papel transformador dos ambientalistas e a necessidade de uma visão aberta e total da ecologia impressiona.
INTERNACIONAL - A BOMBA RELÓGIO CHAMADA IRÃ - V

A Guarda Revolucionária do Irã, elite militar do regime, ameaçou nesta segunda-feira (22), "esmagar" novos protestos no país. Declaração publicada no website da Guarda disse que a força paramilitar, não exitará em entrar em confronto no caso de realização de comícios "ilegais" organizados por apoiadores do candidato reformista oficialmente derrotado Hossein Mousavi.
O governo atribui os protestos a "terroristas" influenciados pelo Ocidente e disse que irá lutar para coibir qualquer ação violenta.
A Guarda Revolucionária - É uma força armada paralela ao exército concebida para proteger a revolução contra um possível golpe. A Guarda também advertiu os países ocidentais contra o apoio à "desordeiros".
Durante o fim de semana, confrontos entre a polícia e manifestantes antigoverno deixou pelo menos 12 pessoas mortas e mais de 100 feridos elevando para 19 o número de mortes desde o início das manifestações pró-Mousavi.
Quarenta policiais também foram feridos, e 34 edifícios governamentais danificados, segundo relatos da agência de notícias Fars.
Voting irregularities Voting irregularidades
Ahmadinejad ganhou as eleições por uma larga margem, com 63% dos votos, de acordo com os dados do Ministério do Interior. Mousavi, de acordo com os números oficiais, recebeu apenas 34%dos votos. Ele e os seus apoiadores alegam fraude eleitoral e reivindicam a anulação do resultado.
"Para protestar contra a mentira, a fraude [a população] está no seu direito. Tenha esperança de que você irá obter o seu direito e não permitir que outras pessoas que querem provocar a sua raiva prevaleçam", disse o reformista.
INTERNACIONAL - A BOMBA RELÓGIO CHAMADA IRÃ
domingo, 21 de junho de 2009
INTERNACIONAL - A BOMBA RELÓCIO CHAMADA IRÃ - III

"O regime foi visivelmente abalado pela sua própria população e não pretende deixar esta percepção resistir. É por isso que os meios de comunicação tornaram-se um alvo prioritário", disse RSF. A instituição acrescentou que "a República Islâmica do Irã agora enfilerou-se ao lado da China como a maior prisão do mundo para os jornalistas."
INTERNACIONAL - A BOMBA RELÓGIO CHAMADA IRÃ - II

O político no centro do movimento de oposição do Irã, Hossein Mousavi, continua a incentivar seus seguidores a realizarem protestos contra o resultado da eleição presidencial, informa a Aljazeera. Numa declaração em seu site, domingo (21), Mousavi disse que a população tinha o direito de protestar contra as "mentiras e fraude", e pediu que mostrassem seu descontantamento nos protestos de rua.
INTERNACIONAL - A BOMBA RELÓGIO CHAMADA IRÃ

NOTA DO EDITOR: a Reuters e outros veículos de comunicação estrangeiros estão sujeitos a restrições determinadas pelo Irã na realização de reportagens, filmagens e fotos em Teerã.
Helicópteros sobrevoavam Teerã e tiros podiam ser ouvidos no norte da capital, um reduto do ex-primeiro ministro reformista Mousavi.
"Protestar contra mentiras e fraude (nas eleições) é um direito seu (iraniano)", disse ele em um comunicado em seu website.
"Em seus protestos, continuem a mostrar comedimento. Eu espero que as forças armadas evitem danos irreversíveis", ele adicionou.
Ao menos 10 pessoas foram mortas na repressão aos protestos no sábado. Mousavi disse que as mortes e as detenções em massa de seus partidários iriam criar uma divisão entre a sociedade e as forças armadas do país.
Os comentários de Mousavi vieram após clérigos pró-reforma intensificarem as críticas às autoridades do Irã após mais de uma semana de protestos sem precedentes no país contra seus líderes.
A contestada eleição de 12 de junho, que reelegeu o presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad, gerou as manifestações mais violentas desde a Revolução Islâmica que derrubou o governo apoiado pelos Estados Unidos em 1979". (Mais informações na Agência Reuters).
MEIO AMBIENTE - RESPOSTA DO GREENPEACE AO PRESIDENTE LULA
"Ao afirmar que “as ONGs não estão dizendo a verdade quando dizem que a medida provisória [458] incentiva a grilagem de terra no Brasil”, como noticiado nos meios de comunicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chama de mentirosos não só os ambientalistas, mas a senadora e ex-ministra do meio ambiente Marina Silva (PT-AC), toda a bancada do PT no senado - inclusive Aloizio Mercadante, ex-líder do governo -; 36 procuradores do Ministério Público Federal (MPF) que atuam na Amazônia e centenas de empresários que repudiaram publicamente o conteúdo da MP 458.
Isso sem contar os milhares de cidadãos que durante a semana ligaram para o gabinete pedindo veto a artigos da medida.A MP 458 abre brechas para anistiar quem já grilou, incentiva novas invasões de terras públicas na Amazônia e premia o desmatamento. “A MP proposta pelo governo já era ruim na sua origem ficou pior ainda depois que o congresso adicionou artigos que permite que pessoas que não vivem nas terras sejam beneficiadas; que determina carência de apenas três anos para a venda das terras; e o que possibilita que empresas sejam donas das terras na Amazônia”, diz Marcio Astrini, da campanha da Amazônia.
Cerca de 67 milhões de terra na Amazônia, o maior patrimônio socioambiental, serão privatizados, sem que o governo verifique se os beneficiados realmente são as famílias que há décadas estão no local e usam a terra para sobrevivência. É essa a razão da indignação das ONGs, senadores, empresários, promotores públicos e da sociedade civil. “Resolver o problema fundiário na Amazônia é fundamental para promover a justiça social e combater o desmatamento. O que questionamos é como a regulamentação está sendo conduzida”, diz Astrini.
Como bem disse Marina em seu discurso no dia da votação da MP, o presidente tem a obrigação moral de pelo menos vetar esses artigos, para honrar a sua história e a memória de cidadãos como Chico Mendes e a irmã Dorothy Stang que pagaram com a própria vida por seu desejo de ver a terra sendo usada por quem é realmente merecedor. Se a MP estivesse em vigor à época do assassinato de irmã Dorothy, em 2005, a área de 1.500 hectares defendida para a criação de um PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável), em Anapu, no Pará, seria destinada aos acusados pela morte da freira.
Estamos abertos ao diálogo caso o presidente Lula esteja mesmo disposto a debater o assunto com as ONGs. Que tal na próxima quarta-feira, 24 de junho?Faça sua parte: ligue e divulgue os números e o e-mail do presidente Lula para seus amigos e peça para que eles digam NÃO a MP 458".
MEIO AMBIENTE - O PRESIDENTE LULA E A MP DO DESMATAMENTO

Blog do Marcos Chagas
Como no mukanomundo, blig que mantenho com outra proposta, a primeira postagem é mera apresentação. Básico. Pois bem, neste pedacinho do mundo virtual vocês encontrarão de tudo um pouco: reprodução de matérias de temas os mais diversos (sempre com o devido crédito); textos informativos de temas como saúde, meio ambiente, cidadania, etc; artigos; poesias e crônicas. Ou seja, de tudo um pouco do que rola neste mundão de meu Deus. É isso aí...