Total de visualizações de página

domingo, 30 de agosto de 2009

MEIO AMBIENTE - PERMACULTURA NO LAGO OESTE

Amigos(as), é muito bom ver neste mundo maluco indivíduos que ainda preservam - e praticam - a utopia de modificar as relações humanas e o modo como de interagir com a natureza. No Lago Oeste, um núcleo rual de Brasília, algumas pessoas já vivem desta forma e procuram expandir seus conhecimentos para a comunidade.

Este é o princípio da permacultura. Conheci a Andréa e o Fábio, casal que assumiu este sistema como uma filosofia de vida, colocou em prática algumas de suas técnicas na sua chácara e, agora, se lançaram ao desafio de formar uma rede na comunidade. Fantástico para um lugar estratégico do ponto de vista ambiental.

O Lago Oeste está localizado num dos pontos ambientais mais sensíveis do Distrito Federal. Daí a demora da regularização das chácaras pela União. Mas esta é outra história. O fato é que a comunidade instalou-se num corredor de ligação entre o Parque Nacional e a Chapada da Contagem, dois biomas fundamentais para Brasília, especialmente no que diz respeito a preservação da qualidade da água de seu lençol freático.

É justamente aí que entra a necessidade de iniciativas como a desse casal verdinho. A utilização de técnicas permaculturais pelos chacareiros com técnicas agroflorestais, plantações orgânicas e aproveitamento racional e potencializados de recursos como captação de água e energia solar nos dá a rara oportunidade de demonstrar às autoridades públicas que somos capazes de garantir a preservação deste pedaço estratégico de terra. Num aspecto mais amplo é o desafio de mostrar que a convivência - e não a relação de domínio - é viável como modelo de desenvolvimento humano e econômico.

Neste fim de semana realizamos na chácara da Andréa e do Fábio o primeiro encontro do grupo. Foi um excelente curso teórico e prático de introdução a permacultura. Essas pessoas, por enquanto, resumem-se a no máximo 15. Mas o berçário, como fala o casal, está criado.

O bom é que a execução da permacultura não é excludente. Qualquer pessoa, mesmo as que residem em apartamentos têm condições de implementar algumas de suas técnicas. Portanto, sugiro uma visita ao site do casal. À quem interessar o link está logo abaixo: http://www.sustentavelnapratica.net/

Boa viagem!

P.S - Registro que iniciei um projeto piloto na minha chácara de plantio agroflorestal de cerca de 1.400 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário